Percebemos que o gibi está na preferência da criançada. E por que não utilizar na escola para tornar mais atraente e divertida suas aulas.
Há algum tempo atrás, os gibis não tinham a importância que se têm hoje, eram considerados subliteratura, sem valor algum. O primeiro gibi surgiu em 1895, em Nova York: “O Menino Amarelo”, cuja fala não se dava através de balões e sim em textos escritos nas roupas dos personagens. O Super-Homem surge em 1938 e o Batman em 1939. Em 1941 chega o Capitão América. O Tio Patinhas aparece em 1947, Em 1961 chega às bancas o Quarteto Fantástico, e a Mônica dentuça estréia em 1963, com bastante sucesso. Atualmente com as novações tecnológicas vivem-se as animações em quadrinhos computadorizados.
Os gibis são dinâmicos, pois associam textos com imagens, por isso são atraentes e fazem sucesso com a garotada. Então não perca tempo, que tal começar a alfabetização dos alunos utilizando gibis? Inicie esse processo apresentando os gibis à turma, não obrigue ninguém a ler, explore as principais características das histórias em quadrinhos: balões de fala, os quadrinhos, as personagens, proporcione a criança o manuseio adequado dos gibis, a seqüência do enredo, não se esqueça de explorar o título, o autor, as imagens, com isso você já está evidenciando os elementos que constitui um texto.
Vale ressaltar, que devido à grande variedade de gibis, é necessário que o professor estabeleça critérios quando for utilizar em sala de aula, pois nem todos contribuem positivamente na aprendizagem dos alunos. E pela grande relevância dos gibis no processo de aquisição da leitura e escrita, utilizamos as histórias em quadrinho da Turma da Mônica com muito sucesso na “Sala de Leitura”, da Escola Nilton Balieiro Machado, com os alunos das séries iniciais do 1º turno. Aproveitamos o riquíssimo acervo contido no Portal do Professor, no espaço de aula, pesquisamos várias sugestões de atividades de leitura, a partir do site da Turma da Mônica, adaptamos o gibi em slide e apresentamos à turma o gibi em dois momentos, foi surpreendente o envolvimento das crianças, o encantamento foi grande, o interesse também, a ansiedade juntou-se à curiosidade, pois iniciamos o enredo no 1º momento e somente no 2º momento é que finalizamos o enredo. O tema abordado foi: Lendas do Folclore, já que estávamos no mês de agosto, os olhares atentos e curiosos não deixaram dúvidas! Foi significativo pra criançada!
Referências: http://novaescola.com.br
http://www.monica.com.br/comics/folclore/pag1.htm