Seja Bem Vindo!

Olá...seja bem vindo a este blog, tenho certeza que sua visita será positiva!

Quem sou eu

Minha foto
Sou Professora das séries iniciais, formada pela UNIFAP no curso de Pedagogia, com Pós-Graduação en Ciência das Religiões, atualmente faço especialização em Mídias na Educação.

sábado, 24 de setembro de 2011

Mudança nos dias letivos.

Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 - 19:15

O ministro Fernando Haddad e o secretário de ações estratégicas, Ricardo Paes de Barros, apresentam estudos sobre a jornada escolar (Foto: Fabiana Carvalho)










O aumento do número de dias letivos, de 200 para 220 dias por ano, ou a ampliação da jornada diária para cinco horas são alternativas em estudo para melhorar a qualidade da educação básica. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira, 21.

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – prevê para as escolas brasileiras carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas em no mínimo 200 dias de efetivo trabalho escolar. De acordo com o ministro, há evidências de que essa carga horária é baixa.

“Quatro horas por 200 dias é um caminho que nenhum país está trilhando”, observou Haddad. “Estamos conversando com secretários de educação, tanto municipais quanto estaduais, para verificar se nós podemos ampliar essa jornada.”

A proposta de ampliação da jornada se sustenta em estudos que apontam que o aumento da exposição dos alunos ao professor produz impactos na aprendizagem. Além das alternativas de aumento de dias letivos e de ampliação da jornada diária, pensa-se também numa possível combinação das duas propostas.

De acordo com o ministro, estudos estão sendo feitos para descobrir qual opção é menos onerosa para os cofres públicos, mas sem perder de vista o efeito sobre a qualidade da educação. “Não adianta adotar uma medida que é menos custosa, mas sem impacto na aprendizagem. Nós queremos efetividade para a melhoria da qualidade da educação”, disse o ministro.

Um desses estudos está sendo coordenado pelo secretário de ações estratégicas da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros. Segundo ele, o aumento do tempo de permanência dos alunos na escola produz impactos positivos na aprendizagem. Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) é a oferta de educação integral em 50% das escolas públicas de educação básica até 2020.

Diego Rocha

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Atividade do Curso IED sobre o blog

Após e leitura desta unidade contida no material que você recebeu, sobre o blog, elabore um texto analisando a popularização do BLOG. Discuta e socialize no fórum os seguintes aspectos:

  • Quem são os autores de um Blog?

  • Eles são utilizados nas escolas sob que diferentes formas?

  • Eles são sempre utilizados como diários eletrônicos ou há outros usos?

  • No que eles se diferenciam dos antigos diários?

  • Outros aspectos que achar relevante.

Não esqueça de comentar dois colegas.

Olá turma!

O blog é um diário digital, bastante utulizado por várias pessoas, médicos, empresários, professores, etc. É uma ferramenta que permite postar conteúdos na internet, o usuário não precisa dominar a informática para começar a usá-la. Existem blogs gratuítos ou pagos, o blogspot.com é um serviço garatuíto da empresa GOOGLE.
O mais interessante é que o blog, permite a autoria, expressar o pensamento, idéias, a comunicação está presente o tempo todo, como também a interatividade entre os usuários, já que é possível comentar as postagens sobre determinados assuntos.
E quem são os autores de um blog? Qualquer pessoa pode ser autor de um blog, e nas escolas, os blogs são muito utilizados para divulgar reuniões pedagógicas, eventos culturais e científicos, os cursos que acontecem no decorrer do ano letivo, atividades pedagógicas, projetos, esclarecendo dúvidas de alunos sobre um conteúdo, enfim, troca de experiências também.
A grande diferença dos diários escritos à mão, é que eles ficavam e ficam muito restritos, de certa forma é algo secreto, que ninguém pode saber, já o diário virtual, pode ser compartilhado com dezenas, ou milhares de pessoas, cujos os menbros são seguidores.

Ivana Raliene

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Encerramento: Elaboração de Projetos


Eu, o Profº Rangel e a colega Telma


A colega Edilene e sua filha

Aconteceu em 12/09/2011, no NTE-Ap, o encerramento do curso Elaboração de Projetos, cada cursista teve a oportunidade de apresentar seus projetos, com o mapa conceitual, somente três cursistas realizaram todas as atividades: Edilene, Telma e eu. O curso ofereceu subsídios para o entendimento de: Projeto de Trabalho, Projeto de Ensino e Projeto de Aprendizagem, no início houve muita confusão, no entanto no decorrer do curso, o entendimento ficou claro. O nosso tutor está de parabéns, sempre disposto a ajudar. No início do curso, confesso que estava perdida, pois um dos objetivos do curso, é desenvolver o Projeto de Ensino, esse projeto contempla a aprendizagem do aluno, pra isso o professor tem que pensar como aluno, a problemática parte das indagações do aluno, o que ele quer aprender é o mais importante. O tema de meu projeto foi: O que são gibis? Que partiu da curiosidade dos alunos em querer aprender sobre os gibis. A partir daí foi mais fácil a execução do projeto.
A todos, sucesso!

sábado, 10 de setembro de 2011

Criação de blogs


Hoje os cursistas tiveram um grande desafio, criaram seu próprio blog.
Não foi nada fácil, a internet que não ajuda muito, a senha do e-mail que de vez em quando é esquecida, mas avançamos bastante, a criação do blog faz parte da unidade III do curso.
Os cursistas que criaram o blog, trocaram webmail do endereço do blog, com os demais colegas, como forma de comunicação e interação.
Os olhares curiosos, os questionamentos, tudo é muito novo, por isso o aprendizado foi bastante proveitoso.
Parabéns cursistas, mais um desafio foi vencido.
Imagem retirada de: http://www.google.com.br

Início do Curso Introdução à Educação Digital




O Curso iniciou no dia 23/08, na E.E.Gabriel de Almeida Café, no Pólo da Universidade Aberta do Brasil.
O curso visa promover a inclusão digital dos professores e alunos das escolas de educação básica e comunidade escolar em geral e dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação.
O curso possui 8 unidades e a previsão do término do curso está previsto para o dia 23/1o.
Veja as unidades:
Unidade I- Tecnologias na Sociedade e na Escola
Unidade II- Navegação, pesquisa na internet e segurança na rede
Unidade III- Blogs: O quê? Por quê? Como?
Unidade IV- Elaboração e Edição de textos
Unidade V- Cooperação (interação?) na rede
Unidade VI- Cooperação pressupõe diálogo!
Unidade VII- Apresentação de slides digitais
Unidade VIII- Resolução de problemas com a planilha eletrônica
Espero que todos vençam os desafios e não desitam no primeiro obstáculo.
Desejo empenho e sucesso à todos!