Seja Bem Vindo!

Olá...seja bem vindo a este blog, tenho certeza que sua visita será positiva!

Quem sou eu

Minha foto
Sou Professora das séries iniciais, formada pela UNIFAP no curso de Pedagogia, com Pós-Graduação en Ciência das Religiões, atualmente faço especialização em Mídias na Educação.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Atividade do Fórum-Cultura Digital-24/05/2011

Podcast com Léa Fagundes.A professora Léa Fagundes desafia a reflexão colocando a seguinte questão: Você, educador, está pronto para a cultura digital? Ouça as palavras da professora Léa, que levanta esta questão e enfatiza a prioridade desta postura em relação à integração das tecnologias ao currículo.

Léa Fagundes afirma que é “preciso integrar a escola na cultura digital”, não se trata necessariamente de equipar as escolas com computadores e mídias digitais, vai muito além de tudo isso, o grande problema é que a escola e portanto os professores precisam se apropriar dessa nova cultura, e pra isso é necessário ter conhecimento do seu potencial. Porém ainda é visível a resitências de muitos professores na inserção dessa cultura, o tradicionalismo está arraigado nas práticas pedagógicas que chega a ser quase intransponível. Nesse aspecto coloco duas questões:

1ª- De um lado, o aluno que vêm se apropriando desse conhecimento(sabe usar o celular, sabe fazer um vídeo), e de outro o professor que resiste em usar a caderneta eletrônica. É perceptível nesse caso, que o professor nem a escola esteja priorizando a cultura digital de maneira integrada ao currículo.

2ª-Existe um grande esforço de professores, que estão preparados, ou se preparando, para esse novo processo, através de cursos de formação continuada, como nós neste curso, nós não estamos aqui a toa, estamos em busca de conhecimentos para trabalharmos da melhor maneira possível com o nosso aluno, integrando as novas tecnologias ao currículo, se o aluno sabe utilizar um celular, nós sabemos o potencial pedagógico que o celular pode trazer para a sala de aula. Quebrar paradigma, significa novas posturas, novos conceitos, novos conhecimentos, e como Léa infere: a escola nem o professor devem permanecer no seu mundo, é preciso que todo o sistema se aproprie das tecnologias.

Ivana Raliene

Nenhum comentário:

Postar um comentário